Identidade e Autonimia
Na Educação Infantil, grande parte do trabalho educativo ou pedagógico deve ser organizado levando-se em consideração que a criança pequena tem necessidade de desenvolver sua identidade e autonomia pessoal.
A identidade da criança é construída de forma gradativa, por meio das interações sociais que ela desenvolve.
Movimento
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana, em especial, do desenvolvimento infantil. As crianças, desde o seu nascimento, movimentam-se e apropriam-se do controle e da interação do seu próprio corpo com o mundo. Ao movimentar-se elas expressam sentimentos, emoções e pensamentos, utilizando-se de gestos e posturas corporais. Expressividade, equilíbrio e coordenação.
Música
A música é uma linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. Compõem-se de quatro propriedades formadoras do som: altura, duração, timbre e intensidade.
O fazer musical
Apreciação musical
Artes Visuais
O fazer artistico
Apreciação em artes visuais.
Identidade e autonomia
Linguagem oral e escrita
Falar e escutar.
Práticas de leitura.
Práticas de escrita.
Matemática
Números e sistemas e numeração.
Grandezas e medidas.
Espaço e forma.
Natureza e sociedade
Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.
Os lugares e suas paisagens.
Objetos e processos de transformação.
Os seres vivos.